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Alagamento constante atrás da churrascaria Villas

Pontos críticos da orla e possíveis soluções de contorno

Pontos críticos da orla

Mapeamento dos pontos da orla de Salvador onde são encontrados problemas críticos para transitar de bicicleta. Apontaremos abaixo possíveis soluções de contorno para os ciclistas.

No mapa abaixo, clique no botão botao e depois clique nos pontos críticos e aumente o zoom para ver.

Para ver o mapa em tela cheia clique aqui.

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 Descrição dos problemas e possíveis soluções de contorno.

 

1) Amaralina

Problema:

Após a sinaleira do Bom Preço (sentido Itapuã) até o Largo das Baianas, a calçada que passa em frente ao quartel e segue beirando a apraia e, já próximo ao Largo das Baianas, passa por trás dos prédios é uma zona conhecida pelo grande número de assaltos. Os ladrões normalmente atacam quem está distraído ou quem para para atender celular ou fazer qualquer outra coisa, eles agem em grupo, normalmente não estão armados, uma parte fica sobre a calçada para distrair a vítima enquanto outros elementos se escondem atrás da mureta da praia, a ação é rápida.

Na sentido contrário nas vias mais interna (Av. Visconde  de Itaborahy e Manoel Dias) o problema também se verifica porém ocorre menos. Os pontos mais críticos são as subidas onde o ciclista está numa velocidade menor ou empurrando a bicicleta.

Possível solução de contorno:

No sentido Itapuã. Se possível evite passar por Amaralina, usando caminhos alternativos, por exemplo, no Rio Vermelho pegar a Rua do Canal (em frente ao Largo da Mariquita) e seguir pela Av. Juracy Magalhães. Se for necessário passar por Amaralina aconselhamos após a sinaleira do Bom Preço mudar para a faixa da esquerda e seguir no bordo esquerdo da pista até passar o Largo das Baianas onde você pode passar a usar a ciclovia com mais segurança. Evitar parar e manter o ritmo forte. Ver trajeto marcado em azul no mapa abaixo.

No sentido Rio Vermelho. Quando chegar no Largo das Baianas deixe a ciclovia atravesse e entre pela Visconde  de Itaborahy se mantendo do bordo esquerdo na pista até o Rio Vermelho. Ver trajeto marcado em amarelo no mapa abaixo.

Obs: Caso venha pela Manoel Dias é recomendável evitar a ladeira do final desta avenida, entrando a esquerda na Professor Oséas Santos e depois a direita na Visconde  de Itaborahy.

 

trajeto2

 2) Ponto de ônibus em frente a Portinox

ponto em frente a Potinox

 

Problema:

A ciclovia é interrompida quando passa por trás do ponto de ônibus e alguns metros a frente ela recomeça.

Possível solução de contorno:

Reduzir a velocidade, lembrar que se não tem ciclovia na calçada a preferencia é do pedestre. Passar com muito cuidado especialmente atrás do ponto de ônibus. Jamais passar pela frente do ponto.

 

3) Local do antigo Clube Português

local antigo clube portugues

 

Problema:

A ciclovia é interrompida e após um longo trecho a frente ela recomeça.

Possível solução de contorno:

a) Usar o passeio. Reduzir a velocidade, lembrar que se não tem ciclovia na calçada a preferencia é do pedestre. Passar com muito cuidado especialmente atrás do ponto de ônibus. Jamais passar pela frente do ponto.

b) Usar a praça que fica no local do antigo Clube Português. O inconveniente é que haverá necessidade de transitar sobre grama e barro.

4) Em frente ao Habibi’s

habibis

 

Problema:

A ciclovia desce por trás do passeio e segue por vários metros escondida e normalmente deserta.

Possível solução de contorno:

Usar o passeio. Reduzir a velocidade, lembrar que se não tem ciclovia na calçada a preferencia é do pedestre. Passar com muito cuidado.

5) Atrás da Villas Churrascaria 

villas

Problema:

A ciclovia passa por trás das quadras de espote e da Villas Churrascaria, ficando escondida e deserta especialmente a noite .

Possível solução de contorno:

Usar a rua de calçamento que passa pela frente das quadras e da Villas Churrascaria. Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará compartilhando a via com veículos motorizados.

6) Em frente ao Bambara

bambara

 

Problema:

A via de pedestres desce passando por trás do estacionamento enquanto a ciclovia segue em frente passando por trás do ponto de ônibus. A maioria das pessoas que estão utilizando a via de pedestres prefere não descer por trás do estacionamento seguindo em frente pela calçada muitas vezes ocupando a ciclovia. No ponto de ônibus é comum haver pessoas paradas na ciclovia.

Possível solução de contorno:

Seguir pela ciclovia mas reduzir a velocidade e ter atenção. O fato do pedestre ocupar a ciclovia não dá direito ao ciclista de ser ofensivo.

7) Jardim de Alah

Jardim de Alah

Problema:

No Jardim de Alah a via de pedestres se torna muito estreita e passa colada na ciclovia. Isto faz com que as pessoas frequentemente ocupem a ciclovia.

Possível solução de contorno:

Seguir pela ciclovia mas reduzir a velocidade e ter atenção. O fato do pedestre ocupar a ciclovia não dá direito ao ciclista de ser ofensivo.

8) Atrás do Aeroclube

Aeroclube

Problema:

A ciclovia passa por trás do Aeroclube. Em determinado momento ela se separa da via de pedestres entrando no terreno baldio. A noite o lugar é muito deserto. Existem vários relatos de assaltos, inclusive a mão armada neste local. Nos fins de semana muita gente se reúne ali para empinar arraia e as linhas temperadas são um risco adicional para o ciclista.

Possível solução de contorno:

a) Usar a rua. Passar pela frente do Aeroclube. Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará compartilhando a via com veículos motorizados.

b) Usar a calçada. Não faça isso a noite, mas durante o dia em horários de maior movimento vá por trás do Aeroclube mas saia da ciclovia e use a calçada (que não entra pelo terreno baldio como a ciclovia). Reduzir a velocidade, lembrar que se não tem ciclovia na calçada a preferencia é do pedestre. Não usar a via de pedestres (verde).

9) Atrás das quadras de esporte da Boca do Rio

boca

Problema:

A ciclovia passa por trás das quadras. A noite o lugar é muito deserto. Existem vários relatos de assaltos, inclusive a mão armada neste local.

Possível solução de contorno:

a) Usar a rua. Passar pela pista. Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará compartilhando a via com veículos motorizados.

b) Usar a calçada. Reduzir a velocidade, lembrar que se não tem ciclovia na calçada a preferencia é do pedestre.

10) Atrás do Coliseu do Forró

coliseu

Problema:

A ciclovia passa por trás dos bares. O problema neste local não é tanto a segurança, mas a ciclovia passa muito próxima das portas de trás dos bares e o entra e sai de pessoas é grande. Também se verifica vendedores ambulantes e pessoas paradas da ciclovia.

Possível solução de contorno:

Usar o estacionamento que fica em frente aos bares. Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará compartilhando a via com veículos motorizados.

11) Ponto de ônibus em frente ao Hiperideal

hiper

Problema:

A ciclovia passa em frente ou ponto de ônibus. Os pedestres são obrigados a cruzar a ciclovia quando descem ou sobem dos ônibus. Quem está no ponto mantém atenção no sentido em que os ônibus vêm, se o ciclista trafega no sentido oposto o risco de acidente aumenta. A placa de propaganda instalada no ponto tira a visão de ambos os lados.

Possível solução de contorno:

Passar por trás do ponto. Atenção com o desnível existente entre a ciclovia e a via de pedestres (que passa por trás do ponto). Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará usando a via de pedestres.

12) Praia de Piatã

piata

Problema:

Especialmente nos finais de semana se observa nesta área grande concentração de pessoas que ocupam a ciclovia para fazer o consumo de bebidas, dançar… estas pessoas costumam resistir aos pedidos de passagem dos ciclistas.

Possível solução de contorno:

Usar o estacionamento que fica em frente ou a rua. Reduzir a velocidade e ter atenção, lembrar que você estará compartilhando a via com veículos motorizados.

13) Itapuã

Itapua

Problema:

Estão reformando esta área e ainda não sabemos como ficará então iremos tomar com base a situação atual. Em frente ao Habibi’s a ciclovia sai da calçada para a pista mas ela invade de uma vez a faixa da direita justamente no local onde a visão do motorista fica prejudicada então constantemente ocorre de carros invadirem a ciclovia quebrando as placas de concreto que delimitam  a ciclovia. A ciclovia frequentemente está com pedaços dessas placas de concreto espalhados representando perigo para o ciclista.

Possível solução de contorno:

Reduzir a velocidade e ter atenção.

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